logo_brahma Gov_e_Lei de Incentivo Esporte H

— sem menu

Sobre o Alzirão

  A TURMA DO ALZIRÃO promove desde 1978, somente nos anos de realização de Copa do Mundo de Futebol, ou seja, de quatro em quatro anos, eventos diversos com os objetivos de torcer, festejar, estimular a prática de esporte e apoiar a população em projetos sociais, esportivos e culturais.

1978 – Uma televisão de 20 polegadas colocada na rua e um grupo de amigos e alguns convidados, reunidos para assistir aos jogos da Copa do Mundo de Futebol da Argentina, na esquina da Rua Alzira Brandão com a Rua Conde de Bonfim, no bairro da Tijuca.
Ao final dos jogos, cada um com o seu instrumento, improvisava-se uma bateria para comemorar, aglomerando cada vez mais pessoas a cada vitória do Brasil. Foi assim que nasceu o “ALZIRÃO”, cujo nome é uma conjunção do endereço Rua Alzira Brandão.

1982 – Mais experimentados, pela Copa anterior, a turma começou a profissionalizar o evento durante a Copa do Mundo da Espanha. Introduziu-se pintura e decoração na rua, palanque com som e queima de fogos. Já alcançava assim um público de cerca de 2 mil torcedores confraternizando-se a cada vitória do Brasil. O evento despertara então o interesse de jornais e revistas, sendo divulgadas as primeiras notícias sobre a festa do “ALZIRÃO”.

1986 – Copa do Mundo do México, a festa já era reconhecida por toda a Comunidade Tijucana, conseguindo reunir um público de cerca de 5 mil torcedores. A divulgação pela mídia também aumentou. Além de jornais, revistas e rádios, emissoras de televisão também compareceram para fazer reportagens da festa do “ALZIRÃO”.

1990 – Copa do Mundo da Itália. A TV Globo passa a fazer a cobertura ao vivo do evento. Com a divulgação da mídia televisiva, o público, que já consagrara a festa do “ALZIRÃO” como um grande evento nos jogos da Copa, se multiplicou, e o evento, que era até então do bairro da Tijuca, passou a receber torcedores de todo canto da cidade do Rio de Janeiro.

1994 – Copa dos EUA. A TURMA DO ALZIRÃO encorpou o evento para receber 25 mil torcedores por dia, totalizando 175 mil durante os sete dias de jogos da seleção naquela Copa. Ruas pintadas e decoradas, tanto a Alzira Brandão como a Conde de Bonfim, e já com um palco mais amplo promovendo shows ao vivo de bandas e várias apresentações musicais. A divulgação, ainda mais ampla, alcançou também a mídia internacional.
Além do evento esportivo, realizou-se o Desfile da Garota da Copa 1994, shows ao vivo com grupos de pagode lançados no ALZIRÃO, artistas da MPB e a presença da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro e muita alegria foram levados ao palco do ALZIRÃO. A conquista do tetracampeonato mundial pelo Brasil foi também a conquista da grande consagração do ALZIRÃO.

1998 – Copa do Mundo da França. A participação do público no ALZIRÃO continuou em torno de 25 mil torcedores, unindo a Rua Alzira Brandão e a Rua Conde de Bonfim com uma multidão distribuída ao longo das vias a perder de vista. Já com um imenso telão, os torcedores acompanharam os jogos do Brasil num clima de paz e alegria, apesar do triste resultado final do vice-campeonato.

2002 – Copa da Coreia do Sul e Japão. Foi uma festa atípica por ocorrer durante a madrugada, mas mesmo assim o ALZIRÃO não foi menos participativo e animado. Com um telão ainda maior para que todos pudessem assistir aos jogos, o ALZIRÃO bateu mais um recorde de público: foi uma grande festa com a presença de 30 mil torcedores na celebração do pentacampeonato. Novamente, muitos shows ao vivo, a Bateria da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro e a presença de vários famosos, como o ator Eri Johnson, Sandra de Sá, Cláudia Gimenez, Suzana Werner, Jairzinho “Furacão”, Renato Gaúcho, além de outros artistas e autoridades.
Pela primeira vez, o RJ TV saiu dos estúdios da Rede Globo e transferiu-se para o palco do ALZIRÃO para transmitir a festa ao vivo. Também ali, as primeiras inserções do ALZIRÃO no Jornal Nacional e no Fantástico. Outras emissoras, como a TV Record, Rede Bandeirantes, TVE e Globo News, também estiveram presentes na cobertura do ALZIRÃO. Além da mídia internacional com a FUJI TV do Japão, Deustch Alemã, BBC de Londres, RAI e CNN.
Foi inspirada no grande sucesso e na divulgação internacional da festa da torcida brasileira no ALZIRÃO, na conquista do pentacampeonato, que a FIFA decidiu criar o FIFA Fan Fest para a Copa seguinte, na Alemanha, em 2006 (em 2010, resolveu expandir o evento para as torcidas em vários pontos do mundo – incluindo o Brasil).

2004 – Passagem da Tocha Olímpica do Panamericano. A TURMA DO ALZIRÃO não passou em branco e fez a festa, com direito a bateria e muita comemoração. O clima foi de Copa do Mundo, com muitas bandeiras e uma multidão com um grande número de pessoas vestindo camisas da Seleção e dos clubes cariocas. Mais um grande sucesso.

2005 – No dia 23 de setembro, às vinte horas, na Rua Alzira Brandão nº 11, Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, membros da TURMA DO ALZIRÃO reuniram-se para fundar uma sociedade civil, sem fins lucrativos, denominada de “ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E CULTURAL TURMA DO ALZIRÃO”.

2006 – Copa do Mundo da Alemanha. A ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E CULTURAL TURMA DO ALZIRÃO promoveu mais um grande evento com a presença de 35 mil torcedores a cada jogo do Brasil. Com a tradicional decoração e Iluminando tanto a Rua Alzira Brandão como a Conde de Bonfim, com muita música ao vivo e animação. Pela primeira vez o Projeto ALZIRÃO foi INCENTIVADO pela Secretaria Estadual de Cultura. E também pela primeira vez, além do projeto “TURMA DO ALZIRÃO SHOW”, foi realizado o projeto “TURMA DO ALZIRÃO MOSTRA CULTURAL”, numa ampla loja localizada no número 66 da Rua Conde de Bonfim, onde foi montado um Espaço Cultural, com acesso dos visitantes a uma exposição interativa com exibições de vídeos e fotos que contavam a historia das Copas do Mundo, em especial, as das conquistas da nossa Seleção. O ambiente foi todo decorado com o tema Copa do Mundo e painéis iluminados mostravam imagens e curiosidades de Copas passadas. A divulgação contou mais uma vez com a cobertura da imprensa nacional e internacional. Além do evento cultural, Desfile da Garota da Copa, shows ao vivo com grupos musicais de sucesso, apresentação da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro e muita alegria foi levada ao palco do ALZIRÃO.
O evento teve como patrocinadores grandes empresas: Coca-Cola (Master) e Nova Schin (Master), apoio da Bayer, Farmácias Pague Menos (maior Rede de farmácias do Brasil), UH Saúde, NET Rio, além da FM O Dia.

2010 – Copa da África do Sul. A ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E CULTURAL TURMA DO ALZIRÃO, mais experiente, organizada e entrosada, promoveu um megaevento para 40 mil torcedores/dia, num total de 280 mil pessoas reunidas em todos os dias de evento. Com as ruas Alzira Brandão e Conde de Bonfim belamente decoradas e iluminadas, o evento reuniu no palco grandes atrações musicais e de danças, com bandas e shows ao vivo comandados por apresentadores e DJs da rádio FM O Dia, uma das patrocinadoras e divulgadoras do evento.
O projeto foi novamente INCENTIVADO, desta vez pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, e chamado de “ALZIRÃO COPA 2010”. Em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer comemorou-se os 60 anos do Maracanã com vários painéis comemorativos espalhados por todo o evento, além de um gigantesco bolo no formato do estádio e apresentação de um documentário especial contando a história do Estádio Mário Filho, o nosso popular Maracanã, e exibido em um imenso painel de LED.
Mais uma vez a grande imprensa marcou presença na cobertura: Rede Globo, SBT, Rede Record, Rede Bandeirantes, Rede TV, TVE, Globo News, ESPN Brasil e Sport TV, além da mídia internacional com a FUJI TV e Wasabi do Japão, Deustch e ARD da Alemanha, BBC de Londres, RAI, Euronews,Univision (cadeia hispânica dos Estados Unidos) e até a rede árabe Al Jazeera. Destaque para a transmissão AO VIVO para os EUA, feita pela CNN.
Tamanho foi o sucesso do evento, que os próprios jogadores da Seleção Brasileira declararam terem visto a festa e se entusiasmado com a grande comemoração da torcida brasileira no ALZIRÃO. Várias personalidades e atletas consagrados estiveram presentes no evento. Destaque para os jogadores NEYMAR, ROMÁRIO, VAGNER LOVE, JÔ, ANDRÉ SANTOS, artistas como RAFAEL CALOMENI, CAIO CASTRO e outros globais, além da Seleção Brasileira de Vôlei, que disputava o Mundial no Rio e compareceu em peso.
Além do evento esportivo, shows de música ao vivo de grupos e cantores de sucesso como NALDO, LATINO, BUCHECHA, PERLA, FELIPE DYLON, GRUPO REVELAÇÃO, GRUPO MOLEJO e BOM GOSTO, além da Escola Samba UNIDOS DA TIJUCA, campeã do carnaval carioca de 2010.
O evento teve como patrocinadores a AmBev/BRAHMA (Master), AmBev/GUARANÁ AÇAÍ ANTARTICA (Master) e NET (Master), além da FM O DIA.
Desta vez, o ALZIRÃO 2010 concorreu com a edição nacional do FIFA Fan Fest que recebeu investimentos de R$ 14 milhões na época. Apesar da concorrência, o ALZIRÃO conseguiu, em alguns momentos, superar em destaque o evento oficial da FIFA nas manchetes dos principais veículos de comunicação do país durante a Copa do Mundo. Acredita-se que isto ocorre porque o ALZIRÃO é uma festa espontânea e verdadeiramente 100% brasileira e organizada por apaixonados torcedores brasileiros há mais de 35 anos.

2013 – A ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E CULTURAL TURMA DO ALZIRÃO foi convidada, em reunião na TV Globo, detentora exclusiva dos direitos de transmissão dos jogos da Copa, a realizar o evento do ALZIRÃO também durante a Copa das Confederações 2013. Infelizmente não foi possível aceitar o convite, visto que a nossa Associação já vem trabalhando muito intensamente com o objetivo de tornar o Projeto “ALZIRÃO 2014” o maior de todos os tempos. O que certamente será.